domingo, 4 de julho de 2010

A obrigação de ganhar sempre.


Se tem uma coisa que não gosto é de esporte. Desde pequena, sempre odiei qualquer coisa que tivesse bola no meio. Programa esportivo: bleargh! Era mudança de canal na hora(aliás, é até hoje). Talvez por sempre ter sido péssima em Educação Física. Meu físico "engordurado" não me deixa mentir. Sempre fui mulherzinha demais, por incrível que possa parecer. Mas sempre gostei de nadar(e dançar). E eis que vem a Copa do Mundo. Nunca pensei na vida que escreveria uma linha sequer sobre o assunto, mas diante dos últimos acontecimentos, resolvi dar minha opinião num assunto completamente estranho para mim. Por que cargas d'água, onde está escrito, qual é a lei que determina que a seleção brasileira de futebol sempre tem que ser a campeã? Os jogadores ganham milhões? Sim. Mas os jogadores dos outros países também ganham. O povo brasileiro gosta de futebol? Sim, mas a população de outros países, também.
Em toda Copa é sempre a mesma coisa:
. o técnico nunca é o certo e nunca sabe nada
. ninguém acredita que a seleção vá se classificar
. as táticas estão sempre erradas
. deixaram o Joãozinho e o Mané de fora
. quando o Brasil começa na copa, todo mundo desce a lenha porque não está jogando "futebol arte"
. se joga "futebol arte", falta técnica do 4 por dois vezes 3(não faço a mínima idéia do que estou falando).
. se começa a ganhar, ainda tá jogando muito mal
. os jornalistas sempre descem o pau nos técnicos. Se dá certo, os técnicos viram heróis. Se dá errado, os comentaristas dizem "eu avisei"
. Pelé já foi detonado. A grande seleção de 70 já foi motivo de críticas ferrenhas contra seus jogadores. Chegaram a dizer que Tostão era "cego"(eu lembro disso, porque meu padrinho comentava que era um absurdo o que o povo falava. Eles eram tri-campeões, e mesmo assim, a imprensa sentava o pau). Hoje, é aclamada como a melhor seleção de todas as Copas que o Brasil participou.
Quantos títulos serão necessários para que o povo brasileiro se sinta satisfeito? Mesmo que um dia nos tornemos hexa, hepta, octa, nunca, mas nunca estaremos satisfeitos.
Por que será?
Afinal, quem somos nós? O que queremos? Por que nada nos satisfaz?
Tá na hora de pensar a respeito...
Sem derrotismo! A vida continua. E 2014 está aí. E vai ser aqui.
Dá pra imaginar?
Se nos tornarmos hexa em casa, vai ser uma festa sem fim.
Pensem nisso.
E bola pra frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário