quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Friends


Para falar de "Friends" eu tenho que fazer um tratado. É complicado falar da melhor série já exibida na TV(pelo menos na minha modesta opinião). Eu sou fã absoluta. Dez anos no ar(1994 a 2004), 238 episódios. Foi uma daquelas combinações fantásticas onde tudo parece conspirar para dar certo. Criada por David Crane e Marta Kaufmann, a série tinha tudo para ser apenas mais uma. O tema "amigos" estava mais do que batido. Quase todas as séries são baseadas no princípio da amizade. "Cheers" foi um exemplo. Uma série de sucesso, que durou vários anos, e rendeu sucesso a atores como Kelsey Grammer, que acabou tendo uma outra série bem sucedida como "Frasier". Então, qual foi a fórmula? Ninguém sabe explicar.

Nem mesmo quem participou do projeto. Os autores criaram outras séries, como "Veronica's Closet", que não emplacou. A única atriz da série que conseguiu deslanchar no cinema foi Jennifer Aniston. Os outros fizeram alguns filmes, mas nada de muito destaque. Se bem que nenhum deles pode se queixar de problemas financeiros. Num período entre temporadas, eles iniciaram uma paralisação por melhores salários, já que a série fazia um sucesso estrondoso no mundo inteiro. O movimento foi liderado por Lisa Kudrow, e eles conseguiram a bagatela de receber, por episódio gravado, um milhão de dólares(cada ator do elenco). Igual ao aumento que eu tive este ano.
"Friends" foi um daqueles fenômenos que acontecem, que juntam personagens mais do que interessantes, atores perfeitos para os papéis, ótimos roteiristas, uma equipe de produção muito bem entrosada e que funcionou perfeitamente. Figurino, cenário, tudo foi perfeito. A série passa na TV até hoje. Tanto em DVD quanto na TV, eu não me canso de assistir e de dar risada.

A história(será que tem alguém que não conhece?)se passa em Nova York, mais precisamente no Village, onde seis amigos vão dividir suas alegrias, tristezas, amores. No primeiro episódio, eles estão no Central Perk(um café que é o "point" preferido da turma). Eis aí o raio-x dos personagens:

Ross Geller(David Schwimmer): paleontólogo(fanático por dinossauros e tudo o que se relaciona com sua profissão. Ele costuma falar tanto sobre o assunto que ninguém agüenta), descobre que sua esposa, Carol, é lésbica. Costumava compor músicas no porão de casa. Teve um filho com Carol, Ben. Junto com a irmã Monica, fazia coreografias no colegial, como "The Routine"(hilário. Pior que eles pensavam que arrasavam). Tem um hábito esquisito de achar que encontrou sua cara-metade e sempre quer casar(tanto que realizou a façanha três vezes).

Monica Geller(Courteney Cox): irmã de Ross, trabalha num restaurante, é ex-obesa, obsessiva por limpeza e organização, competitiva até dizer chega e seu sonho é ter seu próprio restaurante. Não consegue ter um compromisso amoroso duradouro, e disputa a atenção dos pais com Ross, o filho preferido.


Chandler Bing(Matthew Perry): tabalha com informática em uma empresa. À primeira vista, todos pensavam que ele fosse gay. Filho de uma famosa escritora, descobre de forma traumática quando menino que seu pai é gay e transformista. É o palhaço da turma, com suas piadas sarcásticas. Estudou com Ross na faculdade e é seu melhor amigo. Seus relacionamentos são um desastre: o mais hilário é com Janice(Maggie Wheeler-uma figuraça, com uma voz irritantemente estridente e uma risada mais estranha ainda). Dividiu o apartamento com um ator, a quem sustentou por muito tempo, Joey.

Joey Tribbiani(Matt LeBlanc): ator da "soap opera" "Days of our Lives", onde interpreta Dr. Drake Ramoray. Sempre está a procura de papéis, faz comerciais hilários e tem uma agente, Estelle(June Gable-uma figura que está sempre no telefone fumando e comendo sanduíche), que o indica para papéis nada convencionais. O bonitão da turma, mulherengo inverterado(sempre usa "How you doing?" quando conhece uma nova vítima), não divide comida com ninguém. Tem uma estranha ligação com seu pinguim de pelúcia, Hugsy, e não usa cuecas.

Phoebe Buffay(Lisa Kudrow): é a mais pirada de todos. Tem uma segunda identidade: Regina Phalange. Abandonada ainda bebê com sua irmã gêmea, Ursula(que ela mesma interpreta), com quem não se dá, é criada por uma mãe atormentada, que comete suicídio quando ela ainda é adolescente. Ela vai morar nas ruas, conhece o submundo, vai parar em Budapeste, vira massagista e cantora(ruim pra caramba. Ela mal toca as notas básicas do violão e compõe suas próprias músicas, como "Smelly Cat"). Toca no Central Perk e é meio vidente e sensitiva. Fala um monte de idiomas. Dividia o apartamento com Monica, mas não agüentando a mania de limpeza dela, volta a morar com a avó. E eis que aparece uma nova pessoa para completar a turma, Rachel.

Rachel Green(Jennifer Aniston): aparece no primeiro episódio vestida de noiva, à procura de Monica(que foi sua colega no 2º grau e na faculdade). Ela havia abandonado o noivo no altar. Filha de um médico, uma autêntica patricinha, abandona tudo para viver sua própria vida. Ela reencontra Ross, que sempre sentiu uma paixão platônica por ela. E vai começar uma nova vida, da estaca zero, como garçonete e dividindo o apartamento com Monica. Parece enredo de drama, mas foi uma comédia deliciosa. Phoebe, que tinha tudo para viver em desgraça, é uma das personagens mais hilárias que já vi.

Acho que esse é o charme da série: você pode ter uma história infeliz, mas pode viver a vida de uma forma positiva. E eles se tornam grandes amigos. Um laço mais forte do que o de uma família. Vão compartilhar tudos nesses dez anos. Tristezas, demissões, perdas, nascimentos e amor. Phoebe descobre sua mãe biológica, reencontra seu pai desaparecido quando perde a avó, descobre que tem um irmão por parte de pai(Frank Buffay,Jr-Giovanni Ribisi) e é de quem fica mais próxima. Tão próxima que aceita o casamento do irmão com uma mulher muito mais velha. Como eles não podem ter filhos, ela vira barriga de aluguel da cunhada e tem trigêmeos. Ross e Rachel começam um relacionamento tumultuado, e durante uma das várias brigas, Ross acaba conhecendo uma inglesa, Emily e tudo dá errado, porque na hora de dizer o "sim", ele troca o nome da noiva e a chama de Rachel.

Os dois têm outros relacionamentos e, um dia bêbados em Las Vegas, se casam e quando descobrem, se divorciam(com relutância de Ross). Ironicamente, eles têm uma recaída, e Rachel engravida.

Ele assume a criança, mas ela não quer casar. Rachel consegue ascensão na carreira, passando de garçonete no início, para executiva da grife Ralph Lauren.
Monica se torna uma grande chef e durante a viagem a Londres para o casamento de Ross, na 5ª temporada, tem uma noite com Chandler depois de uma bebedeira e os dois descobrem que estão apaixonados, mas escondem dos amigos com medo da reação deles.

Depois de muita confusão, todos descobrem e eles resolvem se casar. Depois, o drama:
eles não podem ter filhos.
E acabam optando por uma adoção. Joey, vive entre altos e baixos na carreira. De tanto reclamar de seu papel, os autores de novela "Days of our Lives" resolvem eliminar o personagem Dr. Drake Ramoray, jogando o pobre no poço de um elevador, que fica em coma por um longo tempo).

Surge uma nova esperança, quando demitem uma atriz da novela(participação da grande Susan Sarandon)e o personagem recebe um "transplante cerebral". E Dr. Ramoray retorna a cena.

Ele se apaixona por Rachel, os dois tentam, mas o relacionamento não dá certo. Na última temporada, Phoebe casa com Mark Hannigan(Paul Rudd), Chandler e Mônica conseguem a adoção e resolvem mudar do apartamento de Monica, que foi grande parte do cenário da série. No último episódio, quando Rachel está partindo para Paris, Ross descobre que ela sempre foi seu grande amor e resolve correr atrás. Mas ela embarca. Sem esperanças, ele volta pra casa desolado.

E eis sua grande surpresa quando Rachel aparece dizendo que decidiu ficar. A moça que vai doar o filho para Chandler e Monica acaba proporcionado uma emoção: em vez de um, ela tem gêmeos(um menino e uma menina). Na última cena, no apartamento de Monica e Chandler, onde todos moraram por algum período, a emoção toma conta dos atores(principalmente Jennifer Aniston, visivelmente abalada). E eles saem para um último café no Central Perk. Chorei feito uma anta. Foram anos de muita risada com seis personagens incríveis.

Foram várias participações especiais, de atores consagradíssimos, como Julia Roberts, Brooke Shields, Bruce Willis, Jean-Claude Van Damme, Billy Cristal, Robin Williams, Jeff Goldblum, Winona Ryder, Gary Oldman, Hank Hazaria, Helen Hunt, George Clooney, Rebecca Romjin, Anna Faris, Brad Pitt(na época, ainda casado com Jennifer Aniston), Susan Sarandon(já citada), a cantora Chrissy Hinde(dos Pretenders), o cantor Chris Isaak(todos os dois cantaram "Smelly Cat" com Phoebe),Isabella Rosselini, Reese Whiterspoon, Christina Applegate, Alec Baldwin, Sean Penn, Kathleen Turner(como o pai de Chandler) e vários outros.
Curiosidade: a atriz Maggie Wheeler, que interpreta a "Oh my God" Janice, parece que foi separada de Amy Winehouse no nascimento.

Agora surgiu a novidade que será feito um filme reunindo o elenco. Espero que não seja só boato.

E a gente fica com vontade de ter amigos assim. De verdade. Pra sempre.

Agora, com vocês o clipe da grande música "Smelly Cat" interpretada pela genial Phoebe Buffay. No episódio, ela foi convidada para gravar um clipe da música. A voz dela não ajudava. Colocaram outra cantora dublando. Mesmo assim, ela mesma não percebe e diz: "meu Deus, eu sou um arraso mesmo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário