quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Charmed


Vai ser difícil fazer um resumo sobre "Charmed"(como será de outras séries, como "Friends").Foram oito anos acompanhando os episódios, que acabaram resultando numa coleção de DVDs das oito temporadas e livros falando sobre a produção. Bem, lá vamos nós!



Como tudo começou.


Uma chamada para uma nova série no canal Sony, em 1998, me chamou a atenção. Pensei que se tratasse de uma comédia, mas ao assistir ao primeiro episódio, não fiquei muito empolgada. Como estava acostumada com séries como "A Feiticeira", que tratava do tema "bruxaria" com leveza e humor, achei que o tema levado a sério não ia dar muito certo. Seguindo a linha de "Buffy"(drama/sci-fi), eis que comecei a assistir e gostei. E aí foram 8 temporadas acompanhando as aventuras da série. Toda temporada era um suspense(quem acompanha série nos canais a cabo conhece o drama): o contrato seria renovado ou não? E como demorava entre uma temporada e outra para exibição dos novos episódios! Como o último episódio de cada temporada acabava com um suspense, a gente levava meses pra saber o desenrolar da trama(ô ódio!)
Charmed foi ao ar de 1998 a 2006. Criada por Constance M.Burgue, contava a história das irmãs Halliwell: Prue(Shannen Doherty), Piper(Holly Marie Combs) e Phoebe(Alyssa Milano), que juntas iriam formar a união mais poderosa sobre a face da Terra: "The Charmed Ones"(As Encantadas).

No primeiro episódio "Something Wicca this Way Comes", elas não andavam, digamos assim, se dando muito bem. Prue e Piper voltaram a morar na casa da avó, Penny Halliwell(Jennifer Rhodes), que havia falecido. Elas, que haviam perdido a mãe quando pequenas, agora estavam tendo que lidar com um conflito entre si, já que Prue não se dava bem com Phoebe(que morava em Nova York). Piper era a mediadora, tentando unir as irmãs, mas a resistência entre elas era grande. Só que um fato iria mudar o destino das três radicalmente(e para sempre): um fenômeno astrológico raro, que aconteceria numa noite, colocou as três novamente em contato.

Phoebe volta para a casa da avó(contra a vontade de Prue) e mexendo em coisas antigas da casa, encontra uma velha tábua Ouija(aquelas usadas para comunicação com espíritos-até parece que eu conheço!), e através dela, descobre que no sótão existe algo muito especial: um livro antigo, guardado no baú, intitulado "The Book of Shadows"(o Livro das Sombras), uma espécie de livro de encantamentos. E ela lê em voz alta, justamente a conjuração que dava às irmãs Halliwell, descendentes de Melinda Warren(a grande bruxa do passado e antepassada), os poderes que as tornariam as bruxas mais poderosas, vamos dizer assim, basicamente, de todo o universo. Prue, recebe o poder de telecinesia (mover coisas). Piper, de congelar o tempo. E Phoebe, de antever acontecimentos. Só que o "pacote" incluia a função de proteger pessoas inocentes contra o submundo(literalmente) do mal. E toda sorte de demônios e seres estranhos iria aparecer para infernizar a vida das moças. Os poderes aumentaram com o tempo. Cada vez elas se tornavam mais poderosas, e cada vez enfrentavam demônios piores. A casa das Halliwell, pra melhorar, possuia uma ligação direta para o outro plano - o Plexo(no porão). Não era à toa que elas foram reunidas naquele lugar. Elas tinham que trabalhar para sobreviver, o que não era fácil. Prue era especialista em avaliação de antiguidades, Piper era "chef" e Phoebe, como boa "ovelha negra da família" estava perdida, procurando se encontrar. Todo dia era um problema, para inventar desculpas para os patrões por tanta falta no serviço. Prue descobre na fotografia uma nova vocação, Piper abre a casa noturna "P³"(as iniciais das irmãs) e Phoebe volta para faculdade para estudar Psicologia. Como vida afetiva de bruxa tem sempre uma maldição, elas vão passar por maus(e ótimos!)bocados no amor.

Acho que a série foi a concentração mais poderosa de homem bonito por metro quadrado já exibida na TV. De cima para baixo: Eric Dane, Eduardo Verástegui, Drew Fuller, Charlie Weber, Greg Vaughan, Antonio Sabato Jr., Julian McMahon e Brian Krause.


Prue perde seu grande amor, já na primeira temporada, o inspetor Andy Trudeau(Ted King), que acaba morrendo numa emboscada demoníaca.

Piper, se apaixona por um cidadão muito especial: um anjo, Leo Wyatt(Brian Krause), com quem vai passar os piores e melhores momentos que uma mulher pode desejar. Eles se casam contra todas as forças, e produzem dois seres, mistos de anjo com bruxa. O primogênito(contrariando a tradição familiar onde todas as bruxas deveriam ser mulheres), Wyatt, viria a se tornar o ser mais poderoso do mundo sobrenatural. O segundo, Chris(Drew Fuller), não menos poderoso, volta do futuro(!!!na 6ª temporada) para ajudar o irmão a não se tornar uma entidade do mal.
E Phoebe, a mais complicada, como não podia deixar de ser, também se envolveu com um ser muito poderoso. Só que, ao contrário da irmã Piper que tinha um anjo, ela foi se meter com o mais poderoso dos demônios: Belthazor(na forma "humana" mais conhecido como Cole Turner, poderoso advogado, vivido por Julian McMahon).



O objetivo de Cole(incubido pela Fonte-o poder absoluto do mal) era destuir as três irmãs. Mas ele se apaixona perdidamente por Phoebe.
E haja problema. Um imprevisto causou a mudança de rumo do seriado. Um desentendimento entre as atrizes Alyssa Milano(Phoebe) e Shannen Doherty(Prue), quase acaba com a série. Shannen decidiu abandonar o projeto. No último espisódio da 3ª temporada, sua personagem morre. E aí? "Criaram" uma nova irmã, Paige, que vai surgir na 4ª temporada, cuja existência era até então desconhecida. Fruto de um romance entre Patty Halliwell(a mãe das três encantadas, vivida pela atriz Finola Hughes) e de um anjo, Paige foi deixada num convento para adoção. E quando lê num obituário de um jornal sobre a morte de Prue, tem uma "intuição" de que deve participar do enterro. Lá acaba encontrando aquelas que são suas irmãs. E o "Poder das Três" é ativado novamente.

Paige foi interpretada por Rose McGowan(não menos polêmica: ela foi noiva do estranhíssimo Marilyn Manson), o que acabou dando um toque bem peculiar à personagem, meio bruxa, meio anjo, e bem maluquinha. Piper teve sua vida com Leo sempre marcada por separações, uma vez que ele foi elevado a função de Ancião Líder(The Elders), hierarquia máxima entre os anjos. Phoebe acabou tendo que optar pelo amor a um demônio ou a união e à sobrevivência das irmãs. Optou por destruir, literalmente, seu maior amor, o que virou uma obsessão durante muito tempo. Ela teve outros relacionamentos, mas nenhum foi tão marcante quanto Cole. Por várias vezes a série esteve por terminar. Mas quando chegou a oitava temporada, percebi que aquela seria a última. Introduziram na série a atriz Kaley Cuoco, no papel de Billie, uma aprendiz de feiticeira, disposta a tudo para recuperar sua irmã que havia sido sequestrada pela ala do mal. Ali, a coisa perdeu o pé. Na tentativa de ganhar audiência, coisas fundamentais foram alteradas, como a saída do ator Brian Krause(Leo) da série. E aí foi o início do fim. Foram centenas de episódios onde essas belas moças enfrentaram toda sorte de demônios, viajaram no tempo, morreram e ressuscitaram diversas vezes, conviveram com fadas, duendes, musas e toda sorte de seres sobrenaturais.


Viraram "Valquírias", se tornaram deusas da mitologia grega, heroínas de estória em quadrinhos, sereias, enfrentaram vampiros, salvaram o mundo diversas vezes. Coisas inimagináveis, mas na ficção vale tudo. Uma série emocionante, onde ao contrário do mundo leve das feiticeiras tratado em comédias(onde ninguém matava, nem morria), nesta o tema "morte" foi uma constante. Foi emocionante o reencontro das irmãs com a mãe já falecida, quando elas voltam no tempo. Série muito bem produzida, especialmente pela quantidade de efeitos especiais, trilha sonora que acabou resultando em 3 Cds(acabei descobrindo artistas fantásticas, como Butterfly Boucher). Figurinos que criaram moda, principalmente Phoebe e suas roupas mais que ousadas. Aliás, Alyssa Milano se deu bem na série. Ela namorou praticamente todo o elenco masculino, com exceção de Julian McMahon, que namorou justamente seu desafeto na vida real, Shannen Doherty.




Blessed be.

Nenhum comentário:

Postar um comentário