terça-feira, 22 de setembro de 2009

Da Magia à Sedução(Practical Magic)



O filme pode parecer meio "água-com-açúcar" para alguns, mas eu adorei. A história, baseada no livro homônimo de Alice Hoffman, conta a história das irmãs Sally(Sandra Bullock) e Gillian Owens(Nicole Kidman), que possuem dons especiais. Elas são descendentes de Maria Owens, primeira bruxa da família, que foi condenada à forca há cerca de 200 anos atrás, por prática de magia. Miraculosamente, ela escapa da execução, mas é condenada a viver exilada em uma ilha, carregando um filho em seu ventre. Ela espera em vão que seu amado venha resgatá-la, mas ele nunca aparece. Por sofrer de tanto amor, ela lança um encantamento, para que nunca mais venha a se apaixonar. Só que esse encantamento se torna uma maldição e todas os homens que vierem a se apaixonar por alguma mulher da família Owens, terão uma morte trágica. É o que acontece com a mãe de Sally e Gillian, que se casa, apaixonadamente, mas o marido acaba morrendo. E ela morre de amor em seguida, deixando suas filhas aos cuidados de duas tias solteironas e bruxas, Jet(Dianne Wiest) e Frances(Stockard Channing).


As meninas crescem em meio a encantos, e desenvolvem seus dons, principalmente Sally. Um dia, ao presenciar o sofrimento de uma mulher desesperada por causa de um amor, pedindo ajuda às suas tias, Sally promete que nunca vai se apaixonar.
Ainda menina, ela lança um encantamento chamado "Amas Veritas" em que deseja que o homem de sua vida "ouça seu chamado de longe. Ele vai assobiar sua música favorita, vai saber montar um pônei de costas, será capaz de virar panquecas no ar. Sua forma favorita será de uma estrela. Ele terá que ser maravilhosamente bom. E ter um olho azul. E outro verde". Gillian presenciando o encantamento da irmã, diz que ela nunca vai encontrar alguém com essas características. Ela responde: "essa é a idéia. Como ele não existe, eu nunca vou morrer de amor". O tempo passa, elas crescem. Gillian é mais desinibida, mais sensual, e quer viver sua vida intensamente. Sai de casa em busca de aventuras. Ela faz um pacto de sangue com a irmã.


A ligação entre as duas é tão forte que uma sente quando a outra está sofrendo ou em perigo. Sally, mais reservada, continua com as tias, que vendo a solidão da sobrinha, acabam lançando um feitiço para ela encontrar alguém. Ela conhece um rapaz, eles se casam e têm duas lindas meninas. Só que elas não contavam que Sally iria se apaixonar verdadeiramente. E o rapaz morre, deixando Sally em desespero e com uma tristeza profunda. Gillian volta para animar a irmã. Mas logo em seguida, é Gillian que acaba se envolvendo com o homem errado, Jimmy Angelov(Goran Visnjic), que é violento e constantemente agride Gillian fisicamente. Sally sente o perigo que a irmã está correndo e vai ao encontro dela para buscá-la, mas Jimmy as alcança e ameaça Gillian de morte. Acidentalmente, elas acabam matando Angelov. Fazem um feitiço para trazê-lo à vida novamente, mas tudo dá errado. As tias prevendo que elas fizeram uma grande besteira, saem de casa com a orientação de que elas "limpem a própria sujeira". Elas enterram o corpo de Jimmy no jardim, mas uma série de fatos sobrenaturais começa a acontecer.


E aí aparece o detetive Gary Hallett(Aidan Quinn) para investigar o desaparecimento de Angelov. Detalhe: ele tem um olho azul. E outro verde. E usa uma estrela no distintivo. O resto, só assistindo.Um filme cheio de magia. Simplesmente encantador.

Um comentário: