domingo, 20 de setembro de 2009

Jeannie é um Gênio(I Dream of Jeannie)



Que raios um gênio está fazendo no meio de bruxas? E lá vamos nós voltar no tempo. No islamismo, um "djin" é a definição de um anjo caído, ou seja, um demônio. Eles podem tomar várias formas, humanas ou não. Nas traduções das "Mil-e-Uma-Noites", parece que houve uma confusão na definição do chamado gênio de Aladdin, uma versão bem diferente do que na realidade significa a palavra "djin". Isso foi se atenuando de uma tal forma, que criaram os gênios(criaturas aprisionadas que servem como escravos de quem os libertar).Até que chegaram na versão "platinum-blonde" Jeannie é um Gênio,série criada pelo escritor de best-sellers Sidney Sheldon, vivida na TV pela bela atriz Barbara Eden. E aí a gente pode concluir que o ser humano é pra lá de criativo. Ela faz mágicas do mesmo jeito que as bruxas, só que não tem vontade própria. Mas ela sempre dá um jeitinho e faz parecer que foi o pobre do Major Nelson que fez pedido(ela usa a expressão "não sei como ele se mete nessas encrencas"). Uma das séries "sobrenaturais" mais hilárias da história da TV, fica difícil não cair na gargalhada só de imaginar o pessoal da NASA envolvido com um gênio. Um astronauta respeitado, Major Anthony Nelson(Larry Hagman), ao voltar de uma missão espacial, cai numa praia deserta e encontra uma garrafa estranha. Ao abrir, eis que no meio de toda aquela fumaça aparece uma bela loira, com roupa de odalisca e diz que vai realizar todos os seus desejos(?????). E a NASA, vira palco de uma série de palhaçadas nunca vistas. Ao contrário do que se possa imaginar, a vida dele não vira um paraíso: é só encrenca, porque Jeannie é, como dizer, um pouco atrapalhada. Ela também tem uma família encrenqueira, a mãe e a irmã morena e invejosa(que ela mesma representa), primos desastrados e o Grande Hadji, o todo-poderoso no ramo dos gênios. Convocado apenas em casos de extrema urgência, quando ele surge, a terra treme, literalmente. Pra piorar, tem até o cachorro "djin-djin" (que resolve vir de Bagdá de vez quando para visitar a dona e fica invisível quando dá na telha e tem o hábito de rasgar uniformes de oficiais).

Ao lado do Major Nelson, está o seu amigo de todas as horas e não menos atrapalhado, Major Roger Healey(Bill Daily), mulherengo inverterado e o único, além do Major Nelson que sabe dos poderes de Jeannie. Junto aos dois, está o oficial que é psiquiatra, Dr. Bellows(Hayden Rorke), que tenta analisar os problemas do Major Nelson, e acaba sendo afastado várias vezes, e até transferido, porque seu superior, general Peterson, não acredita nas histórias do Dr. Bellows, que jura que viu o Major Nelson fazer chover dentro de uma sala, fazer todos os dias serem domingo, criar um uniforme indestrutível e uma série de maluquices. Pobre Dr. Bellows!
A série foi produzida de 1965 a 1970. Reza a lenda que o ator Larry Hagman não gostava da série, porque dava um trabalho imenso para ser realizada. Eram muitos truques, e não era fácil de ser gravada. Eu fico imensamente agradecida ao "esforço" que ele fez para atuar na série. Eu dei muita risada graças a ele. Curiosidade: a censura proibiu a roupa de Barbara Eden no início da série. Umbigo aparecendo era obsceno. Ela ficou toda enrolada num monte de panos. Depois, acabaram liberando. A minha geração era ingênua mesmo. Dá pra imaginar que um homem solteiro, bonito, mora com uma baita loira e não rola nada? Só na ficção mesmo! Bons tempos da inocência!

Um comentário:

  1. mary..
    eu também adorava a jeannie é um genio, quem da nossa época não cultuou ou sonhou em ser e ter um genio para sí????...
    também dei boas gargalhadas....
    amo o que vc faz, nos leva por viagens inesqueciveis.
    beijus em seu coração amiga querida.
    uivos de amor.

    ResponderExcluir