sexta-feira, 4 de junho de 2010

YouTube, direitos autorais, censura: a culpa é do Pernalonga!

Afinal, quem é o pai da criança?
Um belo dia, resolvi postar minhas idéias em um blog. Antes disso, vieram minhas fotos no Flickr. Aí, resolvi criar uma conta no YouTube. Coisa de principiante mesmo: qualquer criança de 5 anos faz vídeos melhores que os meus. Aí vem a questão: fazer vídeos. Pois é. Entrando no YouTube, me deparei com milhares de trechos de filmes, músicas, videoclipes montados com um fundo musical da preferência do editor. E o problema começou. Muito antes do YouTube existir, eu editava, em vídeocassete, seqüências de filmes com um fundo musical que eu gostasse. Dava um trabalho enorme. Depois de muitos anos, surgiram vários recursos, programas para que qualquer pessoa pudesse bolar sua própria montagem. A não ser que você tenha seus próprios vídeos(festas de família, casamento, batizados, viagens), a maioria esmagadora vem de filmes, consagrados ou não, músicas de famosos ou não. Todos, sem exceção, têm direitos autorais. E a confusão está armada. O que é domínio público? Eu mesma tive minha conta no YouTube sumariamente encerrada, sem qualquer explicação, como se eu fosse uma contraventora. Na época que postei, existiam outros vídeos do mesmo desenho no ar. Você não consegue falar com eles. Até que consegui deixar uma mensagem no blog do YouTube. Sou contra a censura. Não falei com a intenção de que os outros vídeos fossem tirados do ar. Mas, até hoje, não há explicação que me convença do motivo. Dizem que a Warner Brothers reclamou, mas existem centenas de desenhos da mesma Warner sendo exibidos. Os famosos "Looney Tunes", com Pernalonga, Patolino, Papa-Léguas estão lá, em vários idiomas, para quem quiser ver. Existem desenhos que já foram exaustivamente exibidos na TV. Fiquei passada com esse negócio. Tanto é que perdi a vontade de postar qualquer coisa no YouTube novamente. Você perde um tempo enorme, selecionando trechos de filmes, escolhendo músicas e, de repente, você perde tudo. Realmente, não entendo.
Vi que suspenderam a exibição de outros vídeos com o desenho do Pernalonga "Water, water, Every Hare". Pra mim, um dos melhores desenhos do personagem. Mas, mesmo assim, encontrei um vídeo perdido. Não quero que as pessoas sejam podadas. Quero que os direitos sejam iguais para todos. Ninguém é dono de nada que está no YouTube. Tudo é violação de direitos autorais.
E eu não tinha a menor intenção de violar nada. A grande idéia era homenagear filmes, desenhos, músicas admiráveis.
E aí, velhinho? Qual é a resposta?
Segue o último vídeo. Por favor, não tirem do ar o vídeo do moço. Foi o último que restou. O que eu postei, dublado em português era muito bom. Mas cortaram...(e encerraram minha conta).

4 comentários:

  1. Ihhhhh Maria Inês,

    Não é que os caras tiraram este último moicano do ar também!?!?!
    Que triste eihn...
    Mas ainda existe o vimeo.com , pelo menos por enquanto eles não entraram nessa de nos podar o compartilhamento de nossas melhores lembranças e impressões deste Mundo,

    bjs

    oscar
    www.bicicleteiros.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caramba!!! Eu estou meio ausente mesmo!!! Coitado do moço. Tiraram o vídeo dele também. Obrigada, Oscar, pela dica, e desculpe pela demora. Não sei o critério que eles usam, mas é cruel que a gente não possa curtir grandes momentos de desenhos memoráveis como esse. Uma pena!!!Bjs.

    ResponderExcluir
  3. O YouTube combate fortemente os direitos autorais meu filho :)

    ResponderExcluir
  4. Postei um filme Furia em Duas Rodas , de produção dessa warner não ficou dois dia no ar censuraram ele , e eu pus na postagem sem fins lucrativo , essa warner é comunista e militarista só pode com essa censura , nada a ver isso , odeio a warner

    ResponderExcluir