terça-feira, 2 de junho de 2009

Dois do mesmo e Pantaleão


7.8.08
Dois filmes especiais. Curiosamente, ambos do mesmo diretor: o mexicano Alfonso Cuarón. Comecei a me interessar por cinema latino, depois de assistir ao espanhol Pedro Almodóvar. E os latinos seguem uma linha mais passional.
Mesmo em um filme como "Grandes Esperanças", baseado na obra de Charles Dieckens, com Gwyneth Paltrow e Ethan Hawke, com todo o lirismo e leveza, Cuarón dá um toque da paixão. Interessante a divisão dos personagens. Todos usam várias roupas em tons verde em todo o filme. Menos o personagem de Robert de Niro(que seria o vilão). A cena em que Estella(Gwyneth Paltrow) beija Finn(Ethan Hawke) pela primeira vez, para mim é uma das mais sensuais que já vi. Ele, e sua paixão reprimida. Ela, e sua frieza quase glacial, que provoca e sai, deixando o pobre completamente atordoado. Ao fundo, "Sunshower" interpretada por Chris Cornell(ô voz que esse cara tem!). Bonito!

O outro filme, que ouvi falar muito, e não dei bola, mas depois que assisti fiquei impressionada foi "E sua mãe também"(Y tu mamá también) dirigido, também, por Cuarón. Um filme de adolescentes completamente diferente. Forte, sem aquela babaquice americana, conta a história de dois amigos que acabam se envolvendo numa aventura com uma mulher mais velha, Luísa(Maribel Verdú), casada com um primo de Tenoch(Diego Luna). Ele e seu amigo, Julio(Gael Garcia Bernal), partem numa viagem de aventura com Luísa, para "Boca del Cielo", uma praia que, provavelmente, nem existia. O objetivo dos dois seria uma aventura com uma mulher mais experiente. Mas, a trama toma um rumo inesperado e tem um final surpreendente que marcaria a vida dos dois amigos para sempre.

Um outro filme, muito interessante, baseado na obra de Mario Vargas Llosa é "Pantaleão e as visitadoras"(dirigido por Francisco J. Lombardi). É a história de um militar, Pantaleão, incumbido pelo exército de criar uma "força de entretenimento" para os militares na selva, recrutando prostitutas, com uma organização e logística de fazer inveja a muito general. Don Panta(Salvador del Solar), homem casado, extremamente disciplinado, militar exemplar, cai de quatro por uma das prostitutas, Colombiana(Angie Cepeda) e vive com ela um tórrido caso de amor(as cenas são quentes mesmo). Peculiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário