terça-feira, 2 de junho de 2009

Meu primeiro amor foi o próprio amor


23.7.08
Domingo, o programa era cinema. Naquela época, as salas de cinema eram ótimas, e nada como ver um filme em tela grande. Vi quase todos os desenhos da Disney na época, como "A Dama e o Vagabundo", "Bambi", "Dumbo" e aí por diante. O primeiro filme em que realmente me diverti em assistir foi "Se meu fusca falasse".

Naquela época, início da década de 70, uma música me chamou a atenção. O nome era "A time for us". Foi gravada em diversas versões(até Agnaldo Rayol gravou uma que dizia mais ou menos isso "..deve existir, algum lugar, só para nós…". De lascar). A melodia era linda e descobri que era tema de um filme chamado "Romeu e Julieta". Só que o filme era proibido para menores de 16 anos. Eu tinha sete.

O tempo passou, e pouco depois que mudamos para Brasília, o filme entrou em cartaz novamente. Eu tinha 11 anos e a censura havia baixado para 14. Não ia perder aquela chance de jeito nenhum. Com um "jeitinho", consegui entrar no cinema. Para mim aquela era uma grande aventura. Entrar num filme "proibido" e num filme de romance. Foi amor à primeira vista. Nunca tinha visto um casal tão lindo(Leonard Whiting e Olivia Hussey). A fotografia era deslumbrante(ganhou um Oscar na época) e a trilha sonora de Nino Rota, um sonho. Perdi a conta de quantas vezes assisti esse filme.

Para mim, foi a melhor adaptação do mais famoso(e popular) clássico de Shakespeare para o cinema. O diretor foi o italiano Franco Zeffirelli.
Eu tinha pôsteres, recortava e colecionava quase tudo relacionado ao filme. Saiu em VHS e comprei. Quando surgiu o DVD e eu comprei o aparelho, adivinha qual foi o primeiro filme que adquiri? Tive que comprar importado(aqui no Brasil não havia sido lançado) e comprei também a trilha sonora, importada da Inglaterra. Cara, mas valeu a pena.





Foi o filme mais marcante de toda minha vida. Uma linda história, e como toda grande história de amor, o final é trágico.

E como já cantou Djavan:

"…amor, e o que é o sofrer, para mim que estou, jurado pra morrer de amor."

Nenhum comentário:

Postar um comentário