domingo, 7 de junho de 2009

Laurel&Hardy(ou "O Gordo e o Magro")


Stan Laurel(O Magro)
Artur Stanley Jefferson(16/06/1890)-Gêmeos-Ulverston, Cumbria-Inglaterra
Oliver Hardy(O Gordo)
Oliver Norvell Hardy(18/01/1892)-Capricórnio-Harlem, Georgia-EUA

Eles são ícones da comédia do cinema. Fizeram rir gerações, principalmente aqui em casa, onde o clero(minhas tias que eram freiras) se unia aos demais para gargalhar. Uma das pessoas com quem eu mais gostava de assistir aos filmes deles era a Lourdes, que trabalhava aqui em casa. Faxina não saía, porque a gente deitava no chão, de tanto rir. Um dos episódios que ela mais gostava(não sei o título) era quando os dois iam para um campo de treinamento de soldados. Stan era soldado raso, Laurel era sargento, e o impagável James Finlayson(o do bigode, que apareceu na maioria dos filmes da dupla) era o comandante. A cena em que ele está se despedindo das "namoradas" demorou tanto que quando ele vai entrar no trem(que havia acabado de sair e ele não viu), ele acaba indo parar nos trilhos.

O hilário "Sugar Daddies"(com Finlayson novamente, fugindo do furioso irmão de sua namorada, que queria obrigá-lo a casar). Para tentar escapar, eles resolvem se "disfarçar"(sempre das maneiras mais absurdas). Stan(com uma peruca loira), sobe nos ombros de Finlayson, e colocam um vestido enorme. Difícil era equilibrar as duas partes.

Ficou uma senhora enorme, magra em cima e gorda em baixo. Hardy era o noivo da aberração. Quando eles vão fugir do hotel em que estão, dão de cara com o irmão da moça. Hardy apresenta a "moça" como "minha esposinha alemã". O moço fica desconfiado e resolve seguir o estranho casal. A cena onde eles dançam é hilária, e eles terminam sendo seguidos pela polícia, pela família da noiva e vão parar num parque de diversões, com direito a tobogã e tudo mais. São vários filmes, e tenho que elogiar a dublagem nacional(fica melhor a dublagem que as vozes originais). Principalmente no filme "Flying Elephants". Eles estão na Idade da Pedra. A cena de um casamento pré-histórico, realizada por Pai Valério, tinha um estranho ritual onde os noivos batiam palmas com o sacerdote, cantando "escravos de Jó, jogavam caxangá". Com certeza, foi invenção do tradutor. Mas ficou ótimo. Na chamada vida real, Stan foi casado diversas vezes. Dizem que a dupla brigava muito, mas quando Oliver morreu, ele ficou devastado e se afastou de vez do cinema. Stan morreu pouco tempo depois, de ataque cardíaco. Tudo acaba. Mas eles serão eternamente os "Reis da Comédia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário