segunda-feira, 1 de junho de 2009

Franco Gasparri


9.11.08
Gianfranco Gasparri(31/10/1948)-Escorpião-Senigalia-Itália
Só quem viveu na década de 70, vai lembrar de um troço chamado fotonovela. Feita na Itália(a grande maioria), toda quinzena era publicada uma história em quadrinhos(com fotos) nas revistas "Capricho"(que tinha uma edição especial só de fotonovelas) e na finada "Grande Hotel". A gente ficava de plantão esperando as revistas serem lançadas.
Tempos românticos!

Isso era fotonovela.

Bem água-com-açúcar, na capa vinha escrito "desaconselhável para menores de 16 anos". Eu tinha 10 e lia assim mesmo. O meu galã preferido era Franco Gasparri. Há pouco tempo fiquei sabendo que ele sofreu um grave acidente, que o deixou paralisado e com muitas sequelas. Morreu pouco tempo depois. Uma pena.

Pegando o gancho, nessa época, havia uma moça que era estrela das fotonovelas, chamada Francesca Rivelli. Linda demais. Passou a fazer cinema e ficou conhecida como Ornela Mutti. Alguém se lembra?

O nome do moço bonito, também galã da época é Franco Dani

29 comentários:

  1. Achamos seu blog sem querer, pesquisando sobre as fotonovelas... Amamos esse tempo, são memórias inesquecíveis!!! Vc se lembra do nome do ator que está na foto abaixo da do Franco Gasparri? Uma pena mesmo ele ter morrido desse jeito...
    Parabéns pelo blog!!!
    Marcia e Cristina

    nosso blog: www.romancesparasonhar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cristina e Márcia! Obrigada pelo comentário. Postei para você uma foto do ator que vocês pediram: Franco Dani. Ele era uma coisa! Olhos azuis e furinho no queixo é demais! Beijão!

    ResponderExcluir
  3. parabens pelo blog, Amo esses dois mesmo sabendo que o mais lindo de todos, o mais sex, o mais gostoso já não exista mais.Mas como ele diz a uma personagem de fotonovela que guardo com todo carinho;(Não haverá outro em minha vida além de ti), para mim ele continua vivo nas minhas memórias e no meu coração.

    ResponderExcluir
  4. Oi Cristina e Márcia.Que bom encontrar vcs saber um pouco de uma época tão linda de minha adolecência.Nos meu inúmeros sonhos imaginava vivendo aqueles romances maravilhosos.O meu grande amor era o Franco Gasparri,o homem mais lindo do mundo.Michela roc,Katiucia,Paola Pit,Franco Dani... ihhhhhh tanta gente bonita,sem botox,plática,chapinha......Bom vcs ainda tem essas revistas? sabe como posso conseguir? meu e-mail: zeneide_moura@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Zeneide,
    Meu nome é Graça.
    Se vc tem ORKUT, vai amar essa dica, entre em uma comunidade chamada"EU LIA FOTONOVELAS", lá existem pessoas feras dessa época tão bucólica, e doce.
    Detalhe, há revistas dos nossos lindos escaneadas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Lembro-me, sim da Francesca Rivelli, é irmã de Cláudia Rivelli, (outra linda demais), eu não perdia uma publicação, e como todas, era apaixonadíssima pelo Franco Gasparri, fiquei sabendo que morreu em 98, com 50 anos em decorrência do acidente sofrido na década de 80, outro que morreu na década de 80 foi MAX DELYS, e a MARIA ANTONIETA, fiquei triste, à nós parecia que os lindos não "deviam" morrer....

    ResponderExcluir
  7. Oi meninas, eu tb era apaixonada por Franco Gasparri, meu principe encantado, eu tinha uns 12 anos quando comecei a ler as fotonovelas da minha mãe, me lembro tb da Michela Rock, acho que era assim que se chamava...tempo bom aquele !!!
    Um bjs a todas!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi, quer saber como esta Franco Dani hoje?
    Não sei vcs tem orkut, mas ele esta lá e não é fake e se quiser participar da Comunidade "Eu Lia Fotonovelas"(é a que mais tem participantes) vc encontrará tudo sobre ele e sobre o que aconteceu tbm com Franco Gasparri e verá como estão hj nossos ídolos das fotonovelas e tbm quem já partiram desta vida.
    Apareça, vcs vão se encantar.
    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Que delícia achar isso tudo!!!Eu era apaixonada,completamente viciada por fotonovela..rs..acho q tinha menos de 10anos..q máximo.Q bom q tem uma comunidade sobre isso,vou entrar urgente.Um beijo pra todas as "meninas" q como eu curtiam e suspiravam principalmente pelo Franco Gasparri.Obrigaa pela viagem no tempo!!!

    ResponderExcluir
  10. que saudade da minha juventude, de meus ídolos e das noites que ficava acordada imaginando como seria bom namorar esses gatões.

    ResponderExcluir
  11. achei ao procurar atores e atrizes de fotonovelas , obrigado voltei a minha infancia

    ResponderExcluir
  12. Eu também lia fotonovelas ainda criança, e como era bom... Pena o destino trágico de Gasparri, um drama típico das histórias que protagonizou...

    ResponderExcluir
  13. Eu acho maravilhoso saber que os artistas de fotonovelas eram lindos, tudo era mágico e não timha a vulgaridade que existe hoje o romantismo faz falta e não é idiota, Idiota é quem finge que não é romantico

    ResponderExcluir
  14. Mundo mágico e romantico sem falar que os atores e atrizes eram muito lindos,amei recordei minha adolescencia.

    ResponderExcluir
  15. ERA UM DEUS GREGO. MUITO LINDO MEU NAMORADO DE ADOLESCENCIA!!!QUE PENA QUE FOI EMBORA TÃO NOVO.LIIIIIIIIIIIIIINNNNNNDDDDDDDDOOOOOO

    ResponderExcluir
  16. Meu Deus!!!!!! consegui voltar ao passado quando primeiro "estudava" e depois antes de dormir tinha que ler minhas fotonovelas. Minha atriz preferida era Katiuscia que sempre fazia par com Franco Dani. Ah e tinha tambem a Paola Pitty. Que maravilha!!!

    ResponderExcluir
  17. quem tem as revistas fonovelas ,para vender eu tinha mais o menos 13anos adora le ,e sonhar com um o ator como se fosse um principe

    ResponderExcluir
  18. ola. estAva esta semana batendo um papo sobre fotonovelas com uma amiga, e resolvi ver na internet alguma coisa a respeito (foi asim que achei teu blog ) fiquei admirado como tem materias a respeito do asunto, até tinha esquecido disto, que fez parte da minha adolecencia há 35 anos, lá no meu distante HERVAL-RS.cidadezinha muito pequena e de poucas opções de divertimento, uma delas era ler fotonovelas, compradas em uma loja que vendia, trocava, comprava, revistas usadas.não era só gurias que liam fotonovelas, eu tambem lia heheheee.muito bom, parabens. obrigado pelo espaço. um abraço. valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  19. Estava me lembrando dos velhos tempos e me lembrei das fotonovelas, ah! como eu amava aquelas revistas, era apaixonada pelo Franco Gasparri, Franco Dani. Ficava anciosa aguardando as revista chegarem nas bancas, e lia todas, quem se lembra da Kolossal? Bons tempos! Que pena a morte de Franco Gasparri! Parabens pela matéria...um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  20. eu lia tudo grande hotel capricho ternura carinho ilusao contingo au e minhas amigas trocava pegava emprestado ea gente sonhava ..que tempo mais bom .a gente sonhava encontra um principe como eles .eu adorava o franco gasrarri .meu deus como era lindo .o franco dani tb ha que saudades .

    ResponderExcluir
  21. franco gasparri foi meu primeiro amor, eu devorava as fotonovelas que ele estava, comprava toda quinzena e sonhava com esse principe encantado, eu e muitas da minha geração. Não sabia do acidente e fiquei surpresa com a quantidade de informações, homenagens e postagens sobre ele adorei porque me recorda uma época pura e de sonhos

    ResponderExcluir
  22. kkk tenho muita revista de fotonovela ainda... mas essas italianas eram as melhores...

    ResponderExcluir
  23. Também fui apaixonada por fotonovelas no final dos anos setenta. Michella Roc, Paola Pitt, sua irmã Katiuscia, Alex Damiani, franco Gasparri e muitos outros eram minha paixão, bons tempos aqueles!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Franco fez parte dos meus anos dourados, e acredito de milhôes de brasileiras,uma época de inocência, de beleza sem retoques como a de Franco, falo sério, nunca vi uma beleza destas num ser humano, acho que ele não era deste mundo mesmo, ator talentoso, teve sua carreira interrompida precocemente, viveu o tempo permitido por nosso único Deus! e hoje descansa em paz em outro plano, eternas saudades de um tempo longíquo, mas que estará sempre vivo nas minhas boas lembranças e guardado em um lugar muito especial do meu coração.

    ResponderExcluir
  25. No domingo eu passava TARDE TODALENDO!

    ResponderExcluir
  26. Eu como muitas naquela época sonhava tbm com esses atores.Era menina ainda,tinha uns dez, onze anos completamente apaixonada por Franco Gasparri. Admirava as atrizes e atores por tamanho talento e beleza.Lis por horas fotonovelas e conhecia os nomes de todos esse ídolos. Amava ler as fotonovelas. Os jovens suspiravam com o romantismo da época e com as histórias de amores interpretadas por esses lindos artistas. Saudade daquele tempo. Antonieta. Conceição da Aparecida- Sul de Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  27. Celina dos Santos 02 de novembro de 2018 14:17

    Na minha adolescência eu era apaixonada por fotonovelas o meu ator Preferido era Franco Gasparri e atriz era Michelá Rossi . Tenho saudades desse tempo !!!

    ResponderExcluir
  28. Gostaria de saber como se ainda tem essas fotonovelas pra vender ?

    ResponderExcluir